TELEFONE: (11) 3895-4716
Instituto


O Instituto Energia do Saber é uma organização da sociedade civil que aposta na participação coletiva e no desenvolvimento humano para construção de um mundo melhor. Portanto, mais do que uma equipe, o IES foi construído e é formado por pessoas que acreditam na transformação de vidas de jovens, crianças e adolescentes por meio da educação.

Foi Rufino Blanco, morador da Zona Leste, que sensibilizado pelas condições de vida das crianças do bairro Vila Nhocuné, idealizou o Colégio Plenitude e mais tarde, com apoio de empresários do ramo de energia e parceiros do segmento educacional, fundou o instituto como conhecemos hoje.

O início de tudo

Em 1992, Rufino também participou da criação do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Humano - NADHU, uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada com o intuito de gerenciar jurídica e financeiramente as atividades sociais desenvolvidas junto à comunidade Nhocuné.

Alguns anos depois, em 1997, a primeira creche foi inaugurada e, a partir do conhecimento adquirido, outras duas passaram a integrar o trabalho do NADHU.  Em 1998, atividades de apoio a gestantes e oficinas de informática também foram oferecidas à comunidade, abrindo novos caminhos de atuação institucional.

Com o tempo, as crianças que passaram a frequentar as creches foram recebendo excelentes oportunidades de desenvolvimento, mas surgiram alguns questionamentos sobre a continuidade dessas oportunidades.

Como elas poderiam continuar a aprender, a conviver e a crescer, se a região oferecia poucos recursos educacionais?

O destino de muitas, infelizmente, seria as ruas. Aqui, vale destacar que a Vila Nhocuné, localizada no distrito Artur Alvim, de São Paulo, há muito tempo apresenta altos índices de vulnerabilidade social, e hoje apresenta uma renda média de R$586,42 por habitante.

A trilha da evolução

Para ajudar a encontrar um futuro melhor para as crianças que deixavam as creches, outras pessoas e empresas foram se aproximando das atividades do NADHU, e em 2008 deram início ao planejamento para criação de uma escola de Ensino Fundamental.

Em 2009, um terreno foi comprado nas proximidades da comunidade da Vila Nhocuné, e, nos anos seguintes ocorreu a obra, a criação do planejamento pedagógico e a contratação da equipe de coordenadores, professores e outros profissionais. O grande momento se deu em 2013, quando o Colégio Plenitude abriu as portas com o dobro de estudantes inicialmente previsto: 46 crianças em 2 classes do Ensino Fundamental I.

Movidos pelos resultados alcançados e pelo desejo de prosseguir impulsionando o desenvolvimento de crianças e jovens, o grupo envolvido com as atividades da escola desde 2008 criou, em 2017, o Instituto Energia do Saber, que se tornou responsável pela busca da evolução e da sustentabilidade do Colégio Plenitude.

Nossa trajetória também é marcada por conquistas importantes, como a parceria com a Rede Pitágoras, que doa, anualmente, todas as apostilas utilizadas no colégio e o reconhecimento do trabalho do instituto com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do município de São Paulo, uma das mais importantes ações para a validação de empresas e organizações da sociedade civil que atuam com projetos relevantes e de impacto social na cidade.

Os objetivos do Instituto Energia do Saber

Nascemos para oferecer desenvolvimento integral de qualidade com foco na transformação social. Veja como realizamos isso na prática, conhecendo a seguir os principais objetivos do Instituto Energia do Saber:
Promover, organizar, manter e desenvolver a educação e a instrução como instrumento de transformação da sociedade, contribuindo com a diminuição das desigualdades deste país;

Contribuir para o desenvolvimento da cultura, da pesquisa científica da tecnologia e do ensino no Brasil;

Contribuir para o desenvolvimento da solidariedade humana inspirada nos princípios, morais, cívicos e democráticos.

A atuação do IES

Nossa atuação acontece em 3 eixos - Contraturno Escolar, Programa de Ensino Regular e formação socioemocional e de habilidades, com o projeto Saber para o Futuro, direcionado ao ingresso no mundo do trabalho.

É por meio do Colégio Plenitude que oferecemos os programas mencionados anteriormente. Nossos programas e projetos são embasados em uma metodologia própria, que perpassa todas as aulas e atividades desenvolvidas pelo IES e está dividida em 4 pilares: Educação para o Mundo, Protagonismo, Coletividade e Coerência.

Esses pilares, amparados pelo sociointeracionismo, constituem uma proposta de modelo de educação que abarca as vivências das crianças e adolescentes e traz para as aulas, como forma de proporcionar aprendizado a partir do contato com o meio em que vivem, com as pessoas com quem se relacionam e com suas histórias.

No programa de aulas regulares, além da nossa metodologia, contamos com o método de ensino Pitágoras, que por meio de uma parceria com a rede, doa, anualmente, apostilas para todas as séries do ensino fundamental I e II.

Além disso, estudantes do ensino fundamental I recebem refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e aulas de contraturno de Contação de histórias, Música, Tecnologia, Jogos e Brincadeiras, Curiosidades, Humanização e Sensibilidade, Reforço, Politização e Cidadania.

No colégio também há a oportunidade de estudar nos laboratórios de informática e de ciências, que também contribuem para o seu desenvolvimento.

Atualmente contribuímos para a formação de mais 223 crianças e adolescentes, e a cada ano entram 23 novas crianças no primeiro ano do ensino fundamental.

O Colégio Plenitude é totalmente gratuito e mantido por pessoas físicas e jurídicas que acreditam que a educação pode transformar vidas.

Gostou da nossa história? Você pode contribuir para a vida dessas crianças e jovens. Escolha a melhor opção para doar e faça parte da nossa trajetória! 

Apadrinhe uma criança a partir de R$ 500,00 por mês.

Faça uma doação pontual de qualquer valor.

É pessoa jurídica? Sua empresa pode dar uma oportunidade para nossos jovens, entre em contato! 

Compartilhe seu tempo e habilidades em ações dentro do nosso Instituto.

Quer saber mais? Entre em contato diretamente conosco pelo telefone  (11) 3895-4716, Whatsapp do IES (11) 93494-4889 ou e-mail: contato@institutoenergiadosaber.org.br.

E não esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais, que mantemos atualizados com as últimas novidades! Acompanhe nosso Instagram, Facebook e Linkedin.