TELEFONE: (11) 3895-4716

O projeto Saber para o Futuro, consiste em ofertar atividades de contra turno escolar com foco no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao mundo do trabalho aos adolescentes e jovens do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, atendidos/as pelo Colégio Plenitude.

Para alcançarmos os objetivos do programa, propomos as seguintes aulas:

  • Eixo: Mundo do Trabalho

PROFISSÕES: aulas que expandam a compreensão sobre diversas profissões, demonstrando e experimentando o que cada uma faz, com que público lida, quais serviços presta, etc. Nestas atividades realizaremos visitas em empresas, indústrias, locais de trabalho para que os adolescentes possam conhecer diferentes ambientes. Haverá também palestras, encontros, rodas de conversas com profissionais, relatando sobre o trabalho que exercem com depoimentos e dinâmicas.

EMPREENDEDORISMO: com foco em aulas que partam de problemas reais na sociedade/comunidade, em que os jovens devem pensar em uma maneira de solucioná-los. A metodologia envolve a análise crítica do entorno, escrita de projeto, planejamento, criação de grupos de trabalho em rede, educação financeira para realização da ideia proposta, execução e apresentação de um produto final.

TECNOLOGIA: com objetivo de inserção no mundo tecnológico, com aprendizado de princípios básicos de informática até utilização avançada de aplicativos, impressoras 3D, robótica, novas ferramentas do universo online, etc.

TEATRO: com aulas que objetivam a melhora da comunicação assertiva e oratória, postura corporal, simulação de entrevistas de emprego e situações do mundo do trabalho, ética, criticidade e ampliação de repertório.

  • Eixo: Preparatório

EXAMES: preparação para provas, exames, vestibulares, vestibulinhos, com foco no treinamento de como realizar grandes desafios controlando o tempo, o nervosismo, o que priorizar, etc. Também engloba aulas de português, inglês, raciocínio lógico, educação financeira para o mundo do trabalho.

SERVIÇOS: aulas com foco no ensino de prestação de serviços, como: serviços de escritório, correios, atendimento ao público, ao telefone e/ou online, orçamentos, etc.

  • Eixo: Projeto de vida

QUESTÕES-JOVEM: aulas com foco em dar apoio emocional e psicológico aos/às adolescentes, englobando questões próprias da fase em que estão vivendo, como família, relacionamento, sexualidade, carreia, escolhas, etc.

PROJETO DE VIDA: aulas com objetivo de detectar habilidades, desejos e sonhos dos/as adolescentes, garantindo que elas/eles tracem planos estruturados para suas vidas, com metas, planejamento financeiro, riscos, etc. Além disso, temas abarcados no eixo Mundo do Trabalho serão revisitados nesta etapa. Ao final de todo o processo, as/os adolescentes apresentarão para o grupo seu projeto de vida que foi desenhado ao longo das aulas.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: com objetivo de acompanhar as escolhas da/o adolescente, proporcionando o encaminhamento para onde o projeto de vida individual de cada um aponta.

MENTORIA: encontros que oportunizam as/os adolescentes a conversarem com profissionais de diferentes áreas, que poderão ajuda-lo/as em questões do mundo do trabalho, dúvidas, apresentação de casos de sucesso, etc. Essa etapa será realizada por mentores e mentoras voluntários/as.

  • Eixo: Jovem no mundo

EMPREGABILIDADE: Mapeamento das oportunidades de trabalho entre empresas parceiras do Instituto Energia do Saber, com direcionamento prioritariamente para as vagas de jovem aprendiz e/ou estágio. Nesta etapa, os jovens também recebem orientações quanto às documentações necessárias, vestimentas, como se portar nos testes e entrevistas. Além do apoio direcionado ao/à jovem, manteremos diálogos com as famílias sobre o novo contexto da/o adolescente, etc.

EXPANSÃO: Direcionamento de nossos/as alunas/os para cursos técnicos e/ou profissionalizantes e faculdades fora de nosso Instituto.

PÓS-PROGRAMA: Acompanhamento e monitoramento de nosso jovem no mundo: qual profissão seguiu, o que está realizando em sua vida, se deu prosseguimento ao seu projeto de vida, etc. Será feito um encontro semestral com nossos/as jovens com perguntas direcionadas. Para que o monitoramento seja efetivo, realizaremos um contato telefônico por mês com as/os estudantes. Além disso, mandaremos por e-mail divulgação de vagas, cursos, oportunidades, etc.